quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Perdão.

Estreando aqui, resolvi que meu primeiro texto seria sobre perdão. O ato de perdoar é uma coisa rara, é quase impossível ver uma pessoa perdoando outra pessoa hoje em dia. Será que todo esse individualismo com o qual convivemos hoje nos fez esquecer o quão bem o ato de perdoar faz a nós mesmos? As pessoas erram o tempo todo, é natural do ser humano. Seus amigos vão errar com você, as pessoas que te amam vão errar com você, seus pais vão errar com você, você vai, muitas vezes, errar com você mesmo. Algumas pessoas vão errar feio com você, vão quebrar seu coração, te meter numa fria ou roubar seu namorado, isso vai te magoar muito, vai te fazer odiar a pessoa, mas se você parar para refletir, seu coração se reconstrói, a fria que você entrou serve de exemplo para não cometer o mesmo erro novamente e seu namorado era um canalha. E ai você pensa, será que vale a pena guardar rancor por alguém que no final te fez tão... “bem”?
Sentimentos ruins nos deixam doentes, nos fazem perder as coisas boas da vida. Perdemos um pôr-do-sol, o canto de um passarinho, uma caminhada na beira do mar “bolando um plano” contra alguém que não gostamos. Eu mesma guardava muito rancor de muitas pessoas, e aprendi que odiando os outros, machucamos a nós mesmos. Depois que comecei a perdoar as pessoas que me magoaram, comecei a me sentir em paz comigo mesma, pude ter novamente em minha vida as pessoas que foram realmente importantes pra mim. Mas o melhor foi quando comecei a me perdoar, a perdoar meus erros, minhas bagunças, minhas bobagens, ai sim consegui realmente entrar em paz comigo mesma.
Allan Kardec disse “você tem o direito de não perdoar, se nunca errar.” Isso nos faz pensar que todos cometemos erros, que ninguém é perfeito, um dia seremos nós que precisaremos do perdão de alguém. Não custa nada deixar o egoísmo de lado e perdoar alguém, por pior que tenha sido o erro, pois nenhum erro é suficientemente grande que não possa ser perdoado.
Nunca é tarde para perdoar alguém ou pedir perdão. Virtuoso é aquele que tem humildade de admitir seus erros sem medo de ser crucificado, mas mais virtuoso ainda é aquele que tem humildade de perdoar os erros do outro. Devíamos parar de julgar as pessoas e seus atos e começar a julgar nós mesmo. Nunca vale a pena perder quem se ama por culpa de um erro, pois como diz um velho ditado “atire a primeira pedra quem aqui nunca errou.”

té a proxima. ;)

Nenhum comentário: